4ºAno

Centro Escolar Norte

Prof. Lurdes Viegas


Título do livro
HISTÓRIA DA NUVEM QUE NÃO QUERIA CHOVER



Quando uma Nuvem bonita, que só sabe brincar, encontra um Vento cansado, que só sabe trabalhar, uma festa de amigos desliza pelo céu. A Nuvem ,feliz por ter um companheiro, o Vento, feliz por aprender a brincar, como se o tempo tivesse parado…



Autor
FERNANDO BENTO GOMES




Título do livro
CONTOS GREGOS


Há muito, muito tempo, vivia numa terra chamada a Grécia um povo a que se dá o nome de Gregos. Em muitas coisas, eram os Gregos muito diferentes do que nós somos. Andavam vestidos com uma blusa comprida e sem mangas, que chegava até os joelhos ou os pés, chamada túnica, de lã ou de linho, (ainda se não conhecia o algodão), e um manto, grande capa como a dos estudantes, mas branca, que se enrolava à volta do corpo. Nos pés usavam uns sapatos só com uma sola e umas correias, que prendiam essa sola à perna. Chamam-se sandálias os tais sapatos.












Autor
ANTÓNIO SÉRGIO






   Os alunos do 4º Ano estiveram reunidos na BE para assistir ao lançamento deste projeto.
   Os primeiros cinco alunos foram a Inês Carvalho, o Diogo, a Marta, a Inês Borges e a Bárbara.

   BOAS LEITURAS!

   Regressados à sala de aula e com a ajuda da professora, os alunos registaram as suas impressões pessoais sobre as amostras dos dois livros cuja leitura acabavam de ouvir fazer.

HISTÓRIA DA NUVEM QUE NÃO QUERIA CHOVER - O Diogo está desejoso por saber o resto da história; a Inês ficou de boca aberta quando descobriu que a família não estava em casa e está ansiosa por acabar o livro, assim como a Marta.

CONTOS GREGOS - a Bárbara gostou muito de ouvir e está curiosa para saber o final. A Inês gostou muito quando ouviu esta história e agora está curiosa para saber o final.



Centro Escolar Sul


Prof. Olga Gomes

Título do livro
NA QUINTA DAS CEREJEIRAS

Obrigados a abandonar a aldeia onde sempre tinham vivido e a ir morar para a cidade, a Senhora Rosa e o seu filho Luís sentem uma profunda tristeza ao depararem com um mundo cinzento, sem flores nem árvores de fruto, sem animais de criação nem alegria: a "Quinta das Cerejeiras" — assim se chamava a urbanização para onde foram morar —, mais não era do que um aglomerado de torres altas, todas elas alinhadas paralelamente. Após uma primeira fase de algum desalento, cada um consegue encontrar formas alternativas de encarar aquele mundo sombrio e hostil.

Autora
ILSE LOSA



Título do livro
NA TERRA DOS SAMURAIS

Os portugueses, primeiros europeus no Japão. Confronto de culturas. Neste livro, é brincando, imaginando, vivendo que se desperta o gosto e o interesse pela nossa História.




Autora
GLÓRIA BASTOS













   Estivemos reunidos hoje, dia 15 de outubro, na BE do CES, com a Prof. Olga e o PB, para entendermos em que é que consiste esta atividade.
   Depois, o PB leu-nos amostras das duas obras que estão indicadas em cima e levámos o livro para lermos em casa nos próximos 15 dias.
   Os primeiros 5 meninos a levar hoje são:

   André, Edna, Gabriel, Inês Catarina e Inês Neves.

   Já na sala de aula, preenchemos uma ficha de resposta múltipla onde registámos as nossas primeiras impressões sobre a amostra que ouvimos.

NA QUINTA DAS CEREJEIRAS - O Gabriel escolheu este livro porque gosta de cerejas
e a Inês Neves porque gosta da agricultura e de cerejas e, finalmente, a Inês Martins porque gosta da natureza e de tudo o que tenha a ver com a agricultura.

NA TERRA DOS SAMURAIS - O André ficou entusiasmado com o livro porque, no século XVI, um homem foi para a terra dos Samurais.

A VIDA A BORDO DAS NAUS - A Edna gostou deste livro e levou-o para ler em casa porque fala sobre a história de Portugal.

Vá lá, então, BOAS LEITURAS!


Centro Escolar Norte



Título do livro
NA TERRA E NO MAR


Autor
ANTÓNIO SÉRGIO


De novo estivemos reunidos para levarmos este livro para casa para o lermos nos próximos 15 dias, isto é, até ao dia 10 de novembro.
Os alunos que o levam agora são: a Sandra, a Adriana, a Cláudia, o Mateus e o Gonçalo.

Já na sala de aula, escrevemos as nossas impressões da amostra que acabámos de ouvir:

A Cláudia Duarte está curiosa para ler o resto por lhe parecer bonita a história que fala da esperteza da raposa. O Mateus acha o livro giro e está ansioso por saber o final. O Gonçalo Martins gostou muito e quer ler as próximas histórias porque está curioso por as achar diferentes. A Adriana Santos gostou imenso e também a fez rir muito.Foi giro e vai ler o livro com muita atenção porque ficou curiosa. Finalmente, a Sandra Coelho está curiosa para saber o fim do livro porque a esperteza da raposa foi muito bonita.



Centro Escolar do Sul


Título do livro
A LENDA DO VIAJANTE QUE NÃO PODIA PARAR


Autora
CONCHA LÓPEZ NARVÁEZ

  Estivemos reunidos de novo para levarmos mais um livro para lermos em casa nos próximos 15 dias. 
Este livro é lindíssimo!

Os alunos que o levam são o Joel, o Leandro Martins, o Leandro Borges, o Marco e o Lourenço.

De novo regressados à aula, e enquanto a amostra de leitura ainda estava fresca na nossa cabeça, escrevemos, com a ajuda da Prof. Olga, as nossas impressões sobre o que acabámos de ouvir.

O Leandro Borges gosta muito de neve e parece-lhe que se vai desenvolver uma história muito interessante. O Joel gostou muito porque aprecia aventuras e lendas.

O Leandro Martins disse que este livro lhe despertou a curiosidade por saber o que vai acontecer ao Kostia. O Lourenço diz que lhe despertou o interesse porque a história irá falar de lendas e de natureza. Finalmente, o Marco acha o livro muito interessante e com uma história muito didática.


Centro Escolar do Norte



Livro
O FILHO DA FELÍCIA OU A INOCÊNCIA RECOMPENSADA



Autor
AQUILINO RIBEIRO

Um novo livro foi entregue hoje, dia 24 de novembro, a mais 5 alunos para o lerem até ao dia 8 de dezembro. Esses alunos são a Beatriz, a Carolina Pereira, a Carolina Filipa, o Daniel e a Inês Marinho.
Depois de ouvido, seguiram-se os seguintes comentários:
A Beatriz Fernandes adorou e quer saber o resto da história. O soldado era muito inteligente e com muita força. Diz que está morta por saber o final desta história gira e engraçada...
A Filipa Santos está ansiosa por ler o resto do livro. Gostou muito dele.
O Daniel gostou deste livro que o  PB leu e está morto para saber o final.
A Inês diz que foi o Pedro quem mais a divertiu e o sargento também. Está ansiosa por saber o final.
A Ana Carolina Pereira acha que o sargento foi um pouco duro com o Pedro, ele já deveria saber distinguir a esquerda da direita, mas ele não tinha o direito de o magoar tanto,até ele começar a deitar sangue.Mas estou mortinha para saber o final.


Centro Escolar do Sul


Livro
HISTÓRIA DO BURRO COM RABO DE LÉGUA E MEIA


Autor
AQUILINO RIBEIRO


Estivemos, depois de um longo período de ausência devido à coincidência da vinda de autores às 4ª feiras,de novo reunidos para conhecermos o novo livro que vai ser lido a partir de hoje, dia 10 de dezembro, até ao dia 5 de janeiro, primeiro dia de aulas.
Os 3 meninos que vão levar o livro são o João, o Rafael e o Ricardo.
As férias do Natal vão ocupadas também na leitura o que é uma ocupação muito útil.

Na sala de aula, logo de seguida, os alunos, orientados pela professora Olga, teceram os seguintes comentários em relação à amostra de leitura feita pelo PB:

O Ricardo gostou quando o homem ralhava com o burro por ele querer comer erva à beira do rio.
O Rodrigo diz que este livro o entusiasmou porque, quanto mais a cauda do burro era puxada, mais ela esticava.
O Rafael gostou muito quando o homem estava sempre a vigiar o burro para ele não comer a erva que estava à beira do rio.

0 comentários:

Enviar um comentário