3ºAno

Centro Escolar Norte

Prof. Marina Coimbra



Título do livro
O RAPAZ DE PEDRA

O Rapaz de Pedra inclui um conto original em que o Pedrinho fica em casa com a obrigação de escrever uma história com a esferográfica de quatro cores do pai, isto enquanto a mãe vai às compras com uma amiga. Acontece tantas vezes! E o volume completa-se com novíssimas versões de vários contos populares, desde Palmela à ilha da Madeira.




Autor
JOSÉ VIALE MOUTINHO



Título do livro
A MARIA BÉ
E O FINÓRIO ZÉ TOMÉ


   Coletânia de cinco contos breves, este volume destaca-se pela forma como o autor recria temas e motivos da tradição oral e popular, explorando, para além da dimensão moralizante que os carateriza, uma certa forma de narrar, próxima do registo do contador de histórias, incluindo comentários pessoais, por exemplo. A presença do humor resultante das situações descritas, das próprias personagens ou do discurso, a par de efeitos como a criação de paralelismos fónicos e estruturais, resultantes de jogos lexicais, permitem a construção de narrativas que, seguindo o modelo clássico dos contos, mantém os leitores presos ao seu desenvolvimento pela forma como gerem as tensões narrativas. 
   Contando com ilustrações de Leonor Praça, realizadas a uma só cor que vai variando ao longo da publicação, o livro ganha ainda mais expressividade.







Autor
MANUEL FERREIRA




  


 Os alunos do 3º ano estiveram todos presentes nesta primeira sessão do projeto AMOSTRAS PARA LER+. 
   Gostaram de ouvir o extrato de texto de cada um dos livros apresentados e ficaram com a curiosidade aguçada para levarem os livros para ler o resto em casa nos próximos 15 dias.
   São eles o Rafael, o Vasco, o Rui Pedro, a Carolina e o José António.

   BOAS LEITURAS!

   Depois de terem ouvido a leitura das amostras destes dois livros, os alunos, acompanhados da professora, voltaram para a sala de aula onde, em folha própria, registaram as suas impressões pessoais sobre os excertos que ouviram.

O RAPAZ DE PEDRA - o Rafael e o Rui acharam muito interessante a receita da sopa; a Ana Carolina disse que a história dava para rir; o Vasco gostou da atitude do frade para enganar os outros.

A MARIA BÉ E O ZÉ TOMÉ - o Rafael gostou muito da parte do casamento e o Rui achou piada à falta de esperteza dos pretendentes; a Ana Carolina achou a história muito bonita pois falava de amor; o Vasco gostou de ouvir a pouca esperteza dos pretendentes. Só um deles demonstrou ser esperto.


Centro Escolar Sul

Prof. Jacinta Oliveira

Título do livro
VEM AÍ O ZÉ DAS MOSCAS

   O Zé das Moscas andava sempre com as moscas atrás dele e zumbirem. Zzzzzz, zzzzz... já não podia mais! Teve de ir resolver o seu problema e lá foi ele, de porta em porta à procura de cura... Estas histórias, umas em prosa, outras em verso, umas mais ingénuas, outras mais maliciosas, provêm todas da mesma voz antiga e anónima que as projectou no tempo, de geração em geração.








Autor

ANTÓNIO TORRADO







Título do livro
HISTÓRIA DO COELHO PARDINHO QUE FICOU SEM RABO



Era uma vez um coelho pardinho, olhos verdes, orelhas de acelga a nascer e uma cauda felpuda e comprida levantada em aspa à moda dos esquilos.
Um dia o coelho pôs-se a espreitar por um buraquinho e viu uma horta com grandes variedades de legumes. Mas tinha um cão, então ele pediu ao cão uma folha de couve e o cão não quis dar com medo do patrão. O coelho chateado disse-lhe que se ia vingar...






O autor
AQUILINO RIBEIRO







Estivemos reunidos hoje na BE do CES com o PB, a Prof. Jacinta para ouvirmos uma amostra dos dois livros que estão em cima.

   Para começar a ler, escolheram-se 5 alunos que vão ter 15 dias para o fazer. Esses alunos são:

- A Margarida, o Figueiral, o Gabriel, o Gustavo e o Rodrigo Coelho.

De volta à sala de aula, escreveram os seguintes comentários, sempre com o apoio da Prof. Jacinta:

VEM AÍ O ZÉ DAS MOSCAS - O Tiago gostou muito de ouvir porque este livro tem muitas histórias engraçadas e divertidas. O Gabriel diz que esta história deu uma grande volta e é muito engraçada. Finalmente, o Rodrigo afirma que a história o fez rir muito, é muito gira e interessante!
 - 
HISTÓRIA DO COELHO PARDINHO QUE FICOU SEM RABO - O Gustavo gostou do livro, mas tinha palavras muito antigas, A parte que mais gostou de ouvir foi quando o coelho Pardinho perdeu o rabo. A Margarida refere a parte em que o cão acordou e eles estavam lá.


Centro Escolar Norte









Título do livro
PÍFARO LÁ-MI-FÁ-SOL













Autor
CARLOS CORREIA




Centro Escolar Sul


Título do livro
A SALVAÇÃO DA VELHA MACIEIRA
(Col. Biblioteca de Valores)
SEM INDICAÇÃO DE AUTOR


Estivemos de novo reunidos para revelar uma amostra de um novo livro para ler nos próximos 15 dias.
Os alunos que o vão ler são: a Mariana, o Simão, a Naíde, o Guilherme e a Laura..

Na aula, fizemos os nossos comentários sobre a amostra de leitura ouvida e escrevemos o seguinte:
O Guilherme afirma que devemos proteger a natureza e trabalhar em equipa.
A Naíde, como levou para ler outro livro da coleção - "Uma nova camada de folhas" -, escreve que o cedro não gostava das suas folhas mas descobriu que elas eram as melhores para ele.
A Mariana Gonçalves ficou com o livro "Quem tirou os meus morangos?" e gostou porque, na última parte, todos partilham outras comidas porque ele tinha partilhado os morangos.
O Simão Carvalho levou para ler o livro "O segredo do crocodilo Nilo". Gostou da parte em que o crocodilo Nilo pelo caminho encontrou um arbusto com bagos. Quando chegou à escola achava que não podia mostrar os dentes.
A Laura levou o livro "Tomás no reino dos brinquedos". Ela gostou da parte em que os brinquedos e o Tomás foram juntos para casa.

Centro Escolar do Norte




Livro
HISTÓRIA DO MACACO TROCISTA E DO ELEFANTE QUE NÃO ERA PARA GRAÇAS


Autor
AQUILINO RIBEIRO



Centro Escolar do Sul


Livro
MESTRE GRILO CANTAVA E A GIGANTA DORMIA


Autor
AQUILINO RIBEIRO

Estivemos reunidos, depois de um longo período de ausência por causa da vinda de escritores ao nosso Agrupamento e outras razões, hoje, dia 10 de dezembro para nos ser apresentado outro livro que vai ser lido, até ao dia 5 de janeiro por outro conjunto de 5 alunos que, desta vez, são a Lara, o Nicolau, o Cristiano, a Juliana e a Matilde.

0 comentários:

Enviar um comentário