2ºAno

1ª QUINZENA DO PROJETO

Centro Escolar Norte - Prof. Cristina Ferreira


Título do livro
O GATO DOURADO


Uma mão-cheia de contos breves com uma prosa poética que espelha a atitude lírica da autora. A morte surge em duas histórias – a de um gato de olhar dourado e a de um passarinho que ficou viúvo; em ambas a consciência de que a alegria tem de superar a dor da perda. Numa outra temos o namoro de um palhaço com uma rapariga do campo – um hino à Felicidade e à Primavera. As crianças são o núcleo dos restantes contos: a força de um sorriso da Maria Sá que faz com que as flores nasçam e as pessoas fiquem felizes, o balão que se escapa à pequena Maria para se sentar nas nuvens, qual sol vermelho, a capa da Ana que, mesmo desbotada, continua linda, o ferimento do menino que, tratado pela mãe, esquece a dor.


  
Autora
MATILDE ROSA ARAÚJO



Título do livro
O ELEFANTE E A PULGA

   Em O Elefante e a Pulga, a selecção de dois animais de dimensões extremas permite ao autor o jogo com a questão das diferenças entre ambos, acabando por salientar a necessidade de cooperação entre todos. De alguma forma, os textos, de cariz essencialmente narrativo, dão conta, quase em jeito de fábula, da importância que todos os seres têm na sociedade e na Natureza, ocupando lugares distintos e missões também elas diversificadas. Além disso, a conotação negativa da pulga é aqui alvo de desmontagem, uma vez que ela se vai revelar decisiva na construção da felicidade do elefante, actuando como adjuvante. As ilustrações de Tossan sublinham as diferenças existentes e facilitam a identificação do universo recriado, estimulando a vertente humorística do texto.

Autor
LEONEL NEVES











Estivemos reunidos hoje na BE, dia 13 de outubro, para lançar o primeiro desafio. Cinco alunos aceitaram-no.
São eles o Luís, a Juliana, o Tomás, o Gonçalo e a Nicole.
Eles vão ler estes livros de que ouviram uma amostra nos próximos 15 dias...

BOAS LEITURAS!

Os alunos, depois de ouvirem amostras de leitura dos dois livros, regressaram à sala de aula, onde, com a ajuda da professora, redigiram as suas impressões pessoais.

O GATO DOURADO - A Juliana ficou curiosa para saber como é que o gato morreu; o Tomás gostava de saber o motivo da escolha do título do livro; a Nicole ficou curiosa em saber o final deste livro; o Gonçalo quer saber se o gato morreu ou não; o Luís também tem curiosidade em saber como é que o gato morreu.

O ELEFANTE E A PULGA - A Juliana e o Tomás divertiram-se com a forma da leitura da amostra deste livro; a Nicole não achou este livro muito interessante; o Gonçalo registou que o livro fala de coisas engraçadas, porque o elefante é gigante e a pulga minúscula; o Luís esclarece que o livro compara as partes do corpo com os objetos e fica engraçado.






Centro Escolar Sul - Prof. Leonor Perdigão

Título do livro
O BOSQUE ENCANTADO

O Bosque Encantado, primeiro título desta colecção, inclui duas histórias distintas. Na primeira, que dá título ao livro, os pequenos leitores vão acompanhar as peripécias do esquilo Felpudo e dos seus muitos amigos: a coelhinha Clarisse, o raposinho Rabino e o sapo Trovador, entre outros. Na segunda, intitulada A Casa Assombrada, conta-se a história de uma simpática família de ratinhos que resolve ir viver para uma casa abandonada: como o pequeno Rato Renato gosta de fazer explorações, as aventuras não se farão esperar!

Autora
GILL DAVIES







Título do livro
A MENINA GOTINHA DE ÁGUA

A obra é, a um tempo, lição de ciência, contada em verso como um conto de fadas. A mais bela história contada em verso às crianças sobre o ciclo da água.



Autor
PAPINIANO CARLOS












Os meninos da turma A do 2º Ano do CES estiveram reunidos com o PB e a Prof. Leonor para se apresentarem estes dois livros como amostra.
Os cinco meninos que vão ler estes livros são:
A Iara, o Frederico, o Tomás, o Gustavo e o Filipe.

Já na sala de aula, com a Professora Leonor, os meninos, depois de terem requisitado os livros para lerem em casa, preencheram uma ficha onde revelaram quais as suas impressões pessoais com que ficaram depois de ouvir a leitura das amostras dos dois livros apresentados pelo PB.
Aqui se mostram, então, essas impressões:
O BOSQUE ENCANTADO - O Frederico gostou e quer saber se o esquilo põe ou não um ovo; a Iara também gostou deste livro e diz que fala de animais e de um esquilo, que a mãe lhe faz cócegas no nariz com o espanador para o acordar; o Tomás também gostou deste livro, escreveu que o esquilo é dorminhoco e parece maluco...
A MENINA GOTINHA DE ÁGUA - O Filipe gostou de ouvir a amostra de leitura deste livro e a sua impressão pessoal é de que quer conhecer a aventura da gotinha.; o Gustavo também requisitou este livro para ler+ e também quer saber o que vai acontecer à gotinha.

Vamos, então esperar 15 dias para saber o resto da história...
Até lá, BOAS LEITURAS!



Centro Escolar Centro
Professoras Nazaré Santos e Isabel Rodrigues

Nesta primeira semana do projeto os meninos do projeto: Ana João Tomás, António Correia, Carolina Pinheiro, Duarte Soares, João Pedro Varela, Márcio Martins, Maria Duarte e Maria Francisca Cardoso do 2ºA e Alexandre Prata, Bruno Paredes, Gabriel Gonçalves, Lara Soares, Lara Fernandes, Maria Castro Mariana Simões e Soares do 2ºB levaram estes livros para casa. 


Autora: Chema Heras                   Autor: Alexandre Honrado

Divertido avô que só queria dançar e andava sempre à vota da avó para esta também dançar foi o que mais cativou os nossos leitores nesta história deliciosa e linda de dois avós, o Manuel e a Manuela. Também falaram um pouco dos seus avós, como eles às vezes também são engraçados e que gostam de vez em quando de ler com eles. No livro "Viagem ao alto de um ramo" o mais divertido foram os amigos que a nossa heroína ia encontrando pelo caminho ao trepar por um ramo acima. Estes dois livros os nossos leitores convidaram os seus colegas a ler. No final da sessão ouviram novos começos de histórias e levaram novos livros para ler.





2ª QUINZENA DO PROJETO

Centro Escolar Norte


Título do livro
HÁ FOGO NA FLORESTA






Autoras
ANA MARIA MAGALHÃES | ISABEL ALÇADA

Estivemos , de novo, reunidos para devolvermos os livros que lemos nestes 15 dias e para mais cinco alunos levarem um novo livro.
Os novos alunos são, desta vez, o José Pedro, o João Rúben, o Miguel, o Cristiano e a Leonor.

Já na sala de aula, os alunos selecionados anotaram as suas impressões acerca da leitura acabada de ouvir. Eis os resultados: 
A Leonor Caramelo ficou curiosa para saber por que é que os coelhos não conseguiam dormir e o João Rúben por saber o que é que o pai coelho queria dizer à família. Já o Cristiano Gomes quer saber qual era a surpresa que o pai coelho vai fazer. O Miguel Ferreira gostava de saber qual a surpresa que o pai do coelho ia fazer aos filhos coelhinhos. O Pedro Brinca quer saber como é que houve fogo na floresta.




Centro Escolar Sul

Título do livro - FREI JOÃO SEM CUIDADOS
Autora - LÍGIA BRAZÃO
(sem foto)
Estivemos, de novo reunidos na BE para conhecermos os novos livros que vamos levar para ler. Temos de os ler até ao dia 19 de novembro.

Mais 5 meninos vão levar o livro para ler e eles são: a Constança, a Lara, a Rita, a Mariana e o Duarte.

De novo na sala de aula, tratámos de registar os nossos comentários em relação ao que ouvimos ler há pouco:

A Mariana achou o livro muito engraçado porque diz não há poções para voltar a viver. A Rita pensa que é um livro engraçado porque diz piadas. A Constança pensa que é um livro engraçado porque salva as pessoas com algum problema. A Lara gostou de ouvir a canção e quando se disse que nunca se atrapalhava a falar e a cantar. O Duarte gostou quando o bobo anunciou que ia começar a história.





Centro Escolar Centro
Professoras Nazaré Santos e Isabel Rodrigues


Autor: Laurence Herbert          Autor: José Eduardo Agualusa

Autoras: Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães

Foi com grande alegria que os nossos leitores chegaram à biblioteca e com muita vontade de contar as peripécias da Olímpia e da Leónia. A girafa que era muito grande, tão grande que chegava às estrelas e parecia que as comia, a Leónia que só queria comer livros, o que era muito esquisito porque não devemos comer livros, quanto aos livros "A raposa azul" e " O lobo prateado" tinha muitas histórias para ler, histórias tradicionais ou lendas contadas através dos anos, que eram muito engraçadas e que nos alertam para alguns defeitos das pessoas, foram estas as expressões usadas pelos pequenos leitores. Mas muito contentes, pois todos queriam contar a história que tinham levado para casa.
No final alguns quiseram levar o livro que ainda não tinham lido, pois foram muito expressivos os relatos dos seus resumos e apresentação aos colegas. Outros alunos levaram novos livros apresentados pela professora bibliotecária.




3ª QUINZENA DO PROJETO

Centro Escolar do Norte


Livro - HISTÓRIA DA PAPOILA
Autora - LUÍSA DUCLA SOARES



Hoje, dia 17 de novembro, o professor bibliotecário esteve na nossa sala onde nos apresentou e leu uma amostra do livro que se vê em cima.
Quem será que faz U...U...U... à sementinha?
Quem vai ler o resto da história é, desta vez, o Francisco e o Pedro Picanço, o Francisco Almeida, o Rafael e a Beatriz Silva.

Temos de ler este livro até ao dia 1 de dezembro!
   BOAS LEITURAS!

Depois, foi a vez de comentarmos a amostra de leitura feita pelo professor bibliotecário.
O Francisco Picanço ficou com vontade de ler o livro porque os passarinhos gozavam com a sementinha e ele quer saber se eles ficam amigos dela. O Pedro  ficou com pena da sementinha porque faziam troça dela e quer saber se vai acabar bem. O Rafael quer saber o que vai acontecer à sementinha. O Francisco Almeida gostou das ilustrações do livro e teve pena da sementinha quando estava no buraco e ninguém a ouvia. A Beatriz ficou curiosa para saber o resto da história.Quer saber se a sementinha vai crescer ou se vai ficar para sempre no buraco.




Centro Escolar do Sul


Autora
ALBERTINA PINELA

Estivemos, de novo, na BE do CES, neste dia 19 de novembro para ouvirmos uma amostra do livro cujo título está em cima. Mais 5 meninos vão levá-lo para casa e vão comprometer-se a lê-lo até ao dia 3 de dezembro.

Os meninos que vão levar agora a nova leitura são a Luciana, o Rodrigo Soares, a Salomé, o Ivan e o Gabriel.



Centro Escolar Centro
Professoras Nazaré Santos e Isabel Rodrigues

 Autor: António Mota                     Autor: Eva Mejuto


Autor: António Torrado  

Muitos foram os livros que os leitores levaram para casa e muita foi a confusão e alegria ao apresentar estes livros e suas histórias. As aventuras da mosca fosca que decidiu fazer uma casa para morar, no reino de Zabadá onde morava um rei, e de cem em cem anos uma pessoa ficava rica, até que um dia isso não aconteceu e as aventuras das bruxas e do capitão mergulhão foram os pequenos resumos apresentados. No final quiseram trocar entre eles estes livros e levar para férias.

A professora bibliotecária e as professoras desejam boas leituras e muitos doces!!!



0 comentários:

Enviar um comentário