1ºAno

1ª QUINZENA DO PROJETO

Centro Escolar Norte - Prof. Eugénio Proença


Título do livro:
ADIVINHA QUANTO EU GOSTO DE TI

Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes.

Mas, como descobrem a pequena Lebre castanha e a grande Lebre castanha, o amor não é coisa fácil de medir!



No youtube, há um pequeno filme feito com base neste livro:



Autor: SAM MCBRATNEY




Título do livro:
QUANDO EU NASCI

Dizem os especialistas que a descoberta do mundo começa logo na barriga da mãe. 
Lá dentro, aconchegados, já ouvimos música, reconhecemos vozes, acompanhamos ao segundo as emoções maternas. Mas é como se todas as descobertas aguardassem por uma confirmação... uma confirmação que chega no dia em que nascemos.
Aí sim, começa a grande aventura. Do respirar, do provar, do sentir... 
Pelas páginas deste livro desfilam algumas das descobertas que nos fizeram (e fazem) espantar. Descobertas tão simples como a cor que pinta o fundo do mar, o som de uma folha ao pousar no chão, ou o cheiro das férias quando chega o verão. 

Um livro que dá as boas-vindas a todos os bebés.




Autora
ISABEL MINHÓS 
MARTINS





Estivemos reunidos na BE hoje, dia 13 de outubro, para ouvirmos e levarmos livros para lermos em casa nos próximos 15 dias. Os cinco primeiros meninos que vão levar livros para ler agora são o Rodrigo, a Mónica, a Lara, a Inês e o José Pedro.
BOAS LEITURAS!

Estes meninos regressaram à sala de aula onde, com a ajuda do professor, escreveram as suas impressões pessoais sobre as amostras lidas.ADIVINHA QUANTO EU GOSTO DE TI - o José Pedro revelou que gostou do livro porque termina com um abraço entre as duas lebres e a Maria Inês confessa que o livro é bonito porque fala da amizade.
QUANDO EU NASCI - A Mónica gostou do livro porque ficou a saber mais sobre quando nós nascemos; a Lara gostou do livro porque não sabia que havia tantas coisas por descobrir.





Centro Escolar Sul - Prof. Paula Figueiral

Título do livro
CORAÇÃO DE MÃE

Afinal, o coração de mãe não é um músculo que bate sem parar...
É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas.
Livro da mesma autora do livro "Quando eu nasci".
Também podes ver este filme do youtube, baseado neste livro:



Título do livro
Os presentes
Se observares bem os meninos desta história, notarás que as figuras são formadas por peças soltas. Já reparaste? Em cada ilustração as peças são colocadas de forma a darem uma nova situação, novas expressões. E viste bem o desenho das cabeças, das pernas, etc.. São sempre os mesmos?










Autora
MARIA KEIL

Os alunos do 1ºAno do CES estiveram reunidos com a Prof. Paula e o PB no dia 15 de outubro, para ouvir amostras dos dois livros apresentados em cima.

Os primeiros cinco meninos a levar o livro para ler são o David, a Diana, a Daniela, a Ariana e o Duarte.


Levaram, cada um, para a sala de aula, uma ficha de resposta múltipla onde escreveram as suas impressões pessoais sobre a leitura das amostras dos livros apresentados pelo PB. Com a ajuda da Prof. Paula, registaram estas impressões:


CORAÇÃO DE MÃE - A Diana escreveu que gostou do livro porque a fez lembarr da sua mãe e de quanto ela gosta dela; a Arianna também gostou muito, fez-lhe lembrar a sua mãe que está longe mas que ela sabe que gosta muito dela; o David gostou e afirma que todas as mães amam os filhos; o Duarte gostou igualmente, escreveu "Fala sobre o quarto. As mães gostam dos filhos. Um beijinho para a minha mãe que faz anos hoje."; a Daniela gostou, disse que o livro faz lembrar a mãe e a família e que todos gostam da Daniela.


OS PRESENTES - Todos os meninos gostaram. A Diana gosta de dar presentes à família e aos amigos; já a Arianna gosta muito de receber presentes; o David diz que é muito bom dar presentes para fazer as pessoas felizes; o Duarte gosta de dar presentes a quem ama; finalmente, a Daniela gosta mais de dar do que receber para ver as pessoas felizes.


Muito bem!... Agora toca a LER+






Centro Escolar Centro
Professora Florbela Neves e Professora Julieta Rodrigues

Nesta primeira semana do projeto os meninos escolherem estes dois livros para levaram para casa ler. Do 1ºA, os alunos Ana Beatriz, Catarina Viegas, Edna Oliveira, Martim Morais, Matilde Nunes e Salvador Jesus. do 1ºB, os alunos Joana Jesus, José Pedro Alves, Lenadro Morgado, Maria Miguel Marques, Nuno Dinis e Eunice Lago. 

          Autor: Eric Many                 Autor: Tiago Salgueiro

Foi bastante animado o regresso destes dois livros à biblioteca, pois os seus leitores adoraram as duas histórias, as anedotas divertidas e algumas delas as mais preferidas, como a do crocodilo e a da pulga. No Hipólito conheceram o significado de novas palavras e as aventuras deste hipopótamo muito engraçado e amigo dos seus amigos. Estas foram algumas das mensagens dadas pelos nossos leitores. E neste dia seguiram-se novos livros para ler e aprender.




2ª QUINZENA DO PROJETO


Centro Escolar NorteProf. Eugénio Proença














Título do livro
O COELHO NICOLAU


Autora
MARIA CECÍLIA MEIRELES









Hoje, dia 3 de novembro, reunimo-nos, de novo na biblioteca para apresentar novo livro para se ler nos próximos 15 dias, isto é, até ao dia 17 de novembro.
Os quatro alunos que levam o livro são: o Tomás Almeida, o Rui, a Mariana e o Paulo.
De regresso à sala de aula, vamos já escrever as nossas impressões sobre a amostra de leitura para ler+.
O Paulo Martins disse que o coelho Nicolau gostava de ervas verdes; já o Rui afirma que a menina alimentava o coelho e a Mariana acrescenta que o coelho gostava de cenouras.
Finalmente, o Tomás também gostou do livro, tal como os seus colegas, porque o coelho Nicolau, o gato Tobias e o menino ficaram amigos.





Centro Escolar Sul Prof. Paula Figueiral






Título do livro
O MENINO E O VENTO

Autora
NATÉRCIA ROCHA
Estivemos, de novo, reunidos para levarmos mais um livro para ser lido nos próximos 15 dias, isto é, até ao dia 19 de novembro.
Os meninos que levam agora o livro são: o Afonso, o Bernardo, o Guilherme, a Iara e a Íris.
Já na sala de aula, com o apoio da Prof. Paula Figueiral, escrevemos os nossos comentários resultantes das impressões com que ficámos ao ouvirmos a amostra do livro da Natércia Rocha:
O Afonso diz que também gostava de ter assim um amigo que o acompanhasse para todo o lado. O Bernardo julga que vai haver muitas aventuras entre o menino e o vento e que esta leitura vai ser divertida. O Guilherme escreve que o menino e o vento vão fazer grandes brincadeiras na escola, que tem de ler para ver. A Iara afirmou que o vento é um amigo imaginário do menino, que eles conversam e brincam, que ela não tem nenhum amigo imaginário mas, se calhar, até deve ser divertido. Está curiosa para ler o livro.. A Íris, finalmente, diz que está ansiosa de ler o livro para saber como correram as coisas na escola. Será que o vento vai mesmo ajudar o menino? - pergunta ela.





Centro Escolar Centro
Professora Florbela Neves e Professora Julieta Rodrigues

Autor: Pedro Reisinho                     Autora: Matilde Rosa Araújo

Nesta segunda semana do projeto a chegada dos livros de volta à biblioteca continuou muito animada, pois os alunos do 1ºA e 1ºB vinham muito felizes com estas duas histórias. No livro "Anjos de pijama", viajaram ao universo do imaginário e sonharam com as várias ilustrações presentes no livro. Também no livro "O meu livro", os alunos viajaram ao mundo imaginário. Estes dois livros foram chamados de queridos pelos meninos, pois para eles tinham histórias muito meigas. No final desta sessão os meninos levaram de novo outros livros para continuar a sonhar e a ler+.





3ª QUINZENA DO PROJETO

Centro Escolar do Norte Prof. Eugénio Proença


                                                                                                      Autora
                                                                                                         LUÍSA COSTA GOMES

Os meninos do 1º e 2º anos do CEN estiveram reunidos na BE, no dia 17 de novembro para levar mais 4 livros. Quem leva agora são a inês, a Francisca, o José Miguel e o Tomás Afonso.







Centro Escolar do Sul Prof. Paula Figueiral




Autor
SAM MCBRATNEY
Ilustradora
ANITA JERAM





Estivemos de novo na BE neste dia 19 de novembro para ouvir uma amostra o novo livro que temos de ler nos próximos quinze dias, isto é, até ao dia 3 de dezembro.
Os 5 meninos que vão agora ler são: a Joana, o José, o Júlio, a Lara e o Leonel.

Depois, já nas aulas, os nossos comentários, foram os seguintes:
A Joana acha que vai gostar do livro. O que será que está dentro daquela caixa? Está curiosa por descobrir...
O José afirma que no outono também podemos brincar e viver muitas aventuras. O José também gosta de apanhar folhas secas de muitas cores para trazer para a escola. Ele acha que as duas lebres se vão divertir muito!...
O Júlio, escreve que, tal como as outras estações do ano, também o outono tem os seus encantos: o frio, o vento, as primeiras chuvas e as brincadeiras nas poças da água. Mas... o que estará dentro da caixa?
A Lara está muito curiosa para saber o que estará dentro da caixa. Quer ler o resto do livro o mais rápido possível para descobrir este mistério. Vai ser divertido!
O Leonel pensa que dentro da caixa estão lindas folhas de outono. Vai ler o livro para ver o que vai acontecer.




Centro Escolar Centro
Professora Florbela Neves e Professora Julieta Rodrigues

          Autor: Carlos Campos                Autor: António Mota

 Autora: Sandrine Rogeon         Autora: Marije Tolman

Nesta semana, foram muitos os títulos que foram para casa, logo no início foi tamanha a confusão, todos queriam falar do seu livro, que era o mais bonito, tinha a história mais bonita, mas depois lá se acalmaram e um a um lá foram contando a parte que mais gostaram da história. As mensagens foram tão claras e os resumos dos livros tão bem apresentados  que todos ficaram a conhecer todas as histórias. No final desta sessão os meninos escolheram um livro a seu gosto, muitos deles que já tinham sido lidos no projeto e outros novos para levarem para as suas férias de natal. A professora bibliotecárias e as professoras Florbela e Julieta desejam a todos boas leituras e muitosss docinhos!!!

0 comentários:

Enviar um comentário